Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Agência Nacional do Cinema - ANCINE
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Mercado Audiovisual Brasileiro

A seção Mercado Audiovisual Brasileiro apresenta números gerais e dados econômicos relacionados à atividade audiovisual no Brasil dos últimos anos. Podem ser consultados alguns indicadores referentes ao mercado de cinema, como público, renda e lançamentos de títulos, de televisão e de outras mídias, além de alguns números de produção. Para visualizar os números disponíveis desde o ano de 2002, acesse o documento abaixo.

Dados Gerais do Mercado Audiovisual Brasileiro 2002 a 2015 .pdf .xls
Números Gerais
Números Gerais
Indicador20122013201420152016
Indicador20122013201420152016
População193.976.530201.032.714202.799.518204.450.649206.081.432
Municípios5.5705.5705.5705.5705.570
Domícilios62,9 milhões65,3 milhões67,1 milhõesNDND
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Dados Econômicos
Dados Econômicos
Indicador20122013201420152016
Indicador20122013201420152016
PIB (R$)¹4,8 trilhões5,3 trilhões5,7 trilhões6,0 trilhões6,3 trilhões
Valor Adicionado pelo audiovisual (PIB do audiovisual) (R$)19,5 bilhões22,2 bilhões24,5 bilhõesNDND
Renda per capita (R$)¹24.821,3526.521,1528.495,8929.349,7330.409,80
Salario mínimo nacional (R$)²622,00678,00724,00788,00880,00
Valor médio do dólar (R$)³R$ 1,95R$ 2,16R$ 2,35R$ 3,333,49
Agentes econômicos registrados na ANCINE⁴1.5131.6831.6011.7811.684
Fonte: ANCINE. 1. Banco Central do Brasil - em R$ correntes; 2. Ministério do Trabalho e Previdência Social; 3. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA - Dólar comercial para compra: taxa média anual. 4. Apenas os registros de Pessoas Jurídicas.
Bilheteria
Bilheteria
Indicador20122013201420152016
Indicador20122013201420152016
Público146.598.376149.518.269155.612.992173.022.509184.324.379
Público filmes brasileiros15.654.86227.789.80419.060.70522.500.24530.413.419
Público filmes estrangeiros130.943.514121.728.465136.552.287150.522.264153.910.960
Participação de público dos filmes brasileiros10,68%18,59%12,25%13,00%16,50%
Renda Bruta (R$)1.614.022.222,831.753.200.571,831.955.943.572,992.351.585.859,322.599.251.043,75
Renda filmes brasileiros (R$)158.105.660,79297.072.056,07221.887.005,60277.808.326,13362.776.085,95
Renda filmes estrangeiros (R$)1.455.916.562,041.456.128.515,761.734.056.567,392.073.777.533,192.236.474.957,80
Lançamentos326397393454457
Lançamentos brasileiros83129114132142
Lançamentos estrangeiros243268279322315
Lançamentos brasileiros sobre total25,46%32,49%29,01%29,07%31,07%
Ingressos per capita0,760,740,770,850,89
Preço médio do ingresso11,0111,7312,5713,5914,10
Fonte: 2002 a 2008: Filme B. Exceto, números de lançamentos brasileiros: Filme B e Apuração ANCINE - 2009 a 2016: ANCINE / Sistema de Acompanhamento da Distribuição em Salas de Exibição (SADIS).
Parque Exibidor
Parque Exibidor
Indicador20122013201420152016
Indicador20122013201420152016
Salas de exibição2.5172.6782.8333.0053.160
Salas de exibição digitais (padrão DCI)7841.3531.7702.8743.148
Salas de exibição 3D6178541.0391.1901.280
Número de complexos701721746742771
Habitantes por sala77.06775.06871.58568.03765.216
Fonte: 2002 a 2005: Filme B - 2006 a 2015: Sistema Ancine Digital - SAD, SADIS, IBGE, Filme B.
Televisão
Televisão
Indicador20122013201420152016
Indicador20122013201420152016
Canais de TV Paga (com os canais HD similares)¹177188200236246
Canais de TV Paga (sem os canais HD similares)²NDNDND165171
Canais Brasileiros de Espaço Qualificado (com os canais HD similares)²1319232727
Canais Brasileiros de Espaço Qualificado (sem os canais HD similares)²NDNDND1919
Participação da produção independente brasileira³ na programação da TV Paga8,48%10,70%10,41%10,70%10,92%
Número de Assinantes de TV Paga (milhões)⁴16,2 milhões18,0 milhões19,6 milhões19,1 milhões18,9 milhões
Domicílios com TV (milhões)⁵61,1 milhões63,3 milhões65,1 milhões66,1 milhõesND
Fontes: 1. ANCINE e Anuário Converge de Mídias 2009 (2011 e 2012); 2. ANCINE; 3.Filmes, obras seriadas e obras de formato específico para TV; 4.ANATEL; 5. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Outras Mídias
Outras Mídias
Indicador20122013201420152016
Indicador20122013201420152016
Serviços de vídeo por demanda1926253132
Obras lançadas em DVD1.038885584528413
Obras brasileiras lançadas em DVD6672353561
Obras lançadas em Blu-ray455441284283199
Obras brasileiras lançadas em Blu-ray2017191213
Fonte: Ver Vídeo e apuração ANCINE.
Produção
Produção
Indicador20122013201420152016
Indicador20122013201420152016
Empresas produtoras registradas1.0361.0499631.019891
Certificados de Produto Brasileiro (CPB) emitidos¹1.7073.2973.2513.4843.341
Certificados de Produto Brasileiro (CPB) de obras de espaço qualificado emitidos¹1.2912.9722.9093.1873.067
Certificados de Produto Brasileiro (CPB) de obras independentes de espaço qualificado emitidos¹5321.5251.8082.1792.246
Certificados de Produto Brasileiro (CPB) de obras seriadas de espaço qualificado emitidos¹213777705629691
Certificados de Produto Brasileiro (CPB) de longas-metragens emitidos¹202266327278328
Certificados de Produto Brasileiro (CPB) de médias-metragens emitidos¹282516574592558
Certificados de Produto Brasileiro (CPB) de curtas-metragens emitidos¹402570642647543
Certificados de Registro de Título (CRT) Não publicitário emitidos6.78513.14913.82914.6439.108
Certificados de Registro de Título (CRT) Publicitário requeridos²67.59151.52046.48843.49439.809
Fonte: ANCINE. 1. Excluídos os cancelamentos; 2. No caso de obras publicitárias, o ato de requerimento do CRT fornece o número ao produtor e já o autoriza a veicular a sua obra, diferentemente das obras não publicitárias, onde apenas com a emissão do CRT pela ANCINE o regulado recebe o número do CRT e, portanto, fica apto a veicular a sua obra.