Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual

Agência Nacional do Cinema - ANCINE
Conteúdo

Sobre o OCA

O Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), criado em dezembro de 2008, tem por objetivo a difusão de dados e informações qualificadas produzidas pela Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (ANCINE). Dessa forma, sua atuação encontra-se em consonância com o objetivo estratégico da ANCINE de “aprimorar a geração e disseminação de conhecimento do Setor”.

O recolhimento de dados é resultado direto do trabalho de fomento, regulação e fiscalização da ANCINE. As informações são fornecidas pelos próprios agentes de mercado com base nas respectivas obrigações legais, consolidadas pelas diferentes áreas da agência e disponibilizadas à sociedade pelo OCA.

Em dezembro de 2016, entrou no ar a nova versão do site, totalmente reformulado. Foi realizada a reorganização dos arquivos, priorizando um acesso mais rápido e direto às informações. O usuário dispõe de várias opções de ordenação e filtros, além de busca no conteúdo de todos os arquivos, tornando a obtenção da informação mais precisa e transparente.

O site está dividido em seis seções principais, sendo a primeira delas, Mercado Audiovisual Brasileiro, dedicada aos indicadores gerais relacionados à atividade audiovisual no Brasil nos últimos anos.

As seções Cinema, Televisão, Outras Mídias e Recursos Públicos apresentam os dados referentes aos diferentes segmentos do audiovisual originados de fontes primárias e secundárias. O usuário dispõe de dados compilados na forma de planilhas e gráficos e também na forma de publicações com análises, como informes e estudos.

Por fim, a seção Publicações reúne apenas os trabalhos elaborados a partir de análises sobre o mercado audiovisual, como estudos, informes, anuário estatístico, dentre outros.

O site do OCA é um espaço dinâmico, sua atualização e aprimoramento são constantes, buscando sempre a qualidade na disponibilização de informações. Sugestões para o seu aprimoramento são bem-vindas, entre em contato com a equipe do OCA e envie a sua contribuição.